Resenha steve jobs: a biografia
Comunicação Social – Jornalismo
Jornalismo Digital, Redes e Mídias Sociais
Resenha Crítica do livro Steve Jobs: A Biografia
Nome: Caroline Garske Rosa
Data: 26/11/2012
Resenha Crítica
ISAACSON, Walter. Steve Jobs: A Biografia. 1ª edição. Editora Schwarcz LTDA., 2011.
A biografia de Steve Jobs, co-fundador da Apple, foi escrita por Walter Isaacson. A obra divide-se em uma introdução, apresentação dos personagens e mais 41 capítulos. Após isso, são apresentadas as fontes, notas de explicação, créditos das imagens, agradecimentos e um parágrafo dedicado à apresentação do autor. Imagens reais de Steve Jobs, em diversas etapas de sua vida, também têm espaço no livro. Steve Jobs: A Biografia tem 607 páginas.
O foco narrativo da obra é em terceira pessoa, apresentando depoimentos e testemunhos de pessoas que conviveram com Jobs e falas do próprio. Apenas a introdução é narrada em primeira pessoa, pois é um capítulo em que o autor explica como surgiu a ideia de compor a biografia de Steve Jobs.
Logo ao abrir o livro é possível encontrar um pensamento retirado de um comercial da Apple, de 1997:
“As pessoas que são loucas o suficiente para achar que podem mudar o mundo são aquelas que realmente o mudam.” (Comercial Pense Diferente, 1997.)
O que conta o livro Steve Jobs: A Biografia?
Nesse livro, o biógrafo de Steve Jobs, Walter Isaacson conta a vida de Jobs desde a gravidez de sua mãe biológica, Joanne Schieble, a adoção, a infância humilde em Palo Alto, a desistência da faculdade, as experiências com LSD, a espiritualização oriental e zen-budista, a criação da Apple e de computadores revolucionários até a descoberta do câncer pancreático que o levaria a morte em 2011. A biografia contou com depoimentos de familiares e amigos de Jobs e do próprio. As fontes para busca de informações foram disponibilizadas pelo próprio biografado.
Steve Jobs sempre foi um homem com personalidade forte e marcante. Jobs sempre