xxcx
Regras da Peteca
Caratinga
2014
Peteca
A peteca é um esporte de origem brasileira, mais precisamente de origem indígena. É um esporte de grande popularidade no Brasil, mas também tem sido introduzido em regiões da Europa, tais como a Alemanha, onde tem sido gradativamente mais praticado. Sua estrutura se assemelha à do vôlei, mas é consideravelmente simples e não apresenta regras muito complexas.
Assim como no vôlei, há uma rede que atravessa a quadra, dividindo-a em dois campos iguais que serão ocupados pelas equipes adversárias. Pode ser praticado tanto em quadras abertas quanto em quadras fechadas, bem como pode ser praticado tanto por homens quanto mulheres, sendo esses divididos por faixa etária.
O objeto usado na prática desse esporte recebe o mesmo nome, peteca. Trata-se de uma base com um peso de borracha, em que são fixadas, em geral, quatro penas de tamanho médio. O objetivo principal do jogo é a marcação de pontos que, assim como no vôlei, consiste em fazer com que a peteca caia no chão do campo adversário.
REGRAS OFICIAIS DA PETECA
Regra nº 1.0 – Da quadra, suas dimensões e equipamentos
1.1 – A quadra tem a dimensão de 15 metros por 7,50 metros para o jogo de duplas e de 15 metros por 5 metros para o jogo individual.
1.2 – O piso da quadra, quando for de cimento, deve ter sua superfície uniforme e, de preferência, ligeiramente áspera, a fim de facilitar a movimentação segura dos atletas.
1.3 – A quadra deve ser delimitada por linhas com 5 cm de largura.
1.3.1 – As linhas demarcatórias fazem parte integrante da quadra.
1.4 – Linha central é aquela que divide a quadra ao meio e deve ter 5 cm de largura.
1.5 – A área de jogo da quadra deve ter, preferencialmente, a cor verde, e as linhas demarcatórias, a cor branca, podendo ser aceitas outras cores, desde que não prejudiquem a realização do jogo.
1.6 – Em toda e qualquer competição oficial, devem ser