Águas e rios em niterói
Avaliação dos Cursos de Água do Município de Niterói.
1.0 – INTRODUÇÃO
Propõe-se um trabalho conjunto do Governo Municipal, Empresas e Sociedade Civil para o conhecimento e valorização dos rios e córregos no município, desde suas nascentes até os traçados dos seus cursos, muitas vezes ignorados quando transformados em canais subterrâneos nas áreas urbanizadas.
2.0 - JUSTIFICATIVA
No mundo todo, historicamente, os rios e córregos urbanos foram muito modificados. Em Niterói não foi diferente.
Com a urbanização, as áreas naturais de alagamento dos cursos d`água foram ocupadas com casas e vias de transporte estreitando as áreas naturais de escoamento, veio a impermeabilização de pequenas bacias contribuintes resultando no aumento das vazões e assim ampliando o perigo de enchentes e a freqüência de inundações.
Já diretamente atingidos em suas funções naturais, os rios e córregos urbanos passaram a ser somente receptores de esgotos e lixo.
Para que os moradores não sofressem com o mau cheiro e com o perigo de doenças de veiculação hídrica, passou-se a construir canais ou galerias de concreto, com as margens revestidas, para transportar as águas sujas rio abaixo o mais rápido possível. Canalizados e enterrados, os rios desaparecem da superfície, correm por debaixo das ruas e não existem mais para a população. Somente as enchentes e as doenças lembram a sua existência quando as galerias não conseguem mais transportar as águas excedentes.
Atualmente é reconhecido que esta solução não foi a mais adequada. Modernamente os programas de revitalização de rios recuperam a morfologia natural de forma criteriosa, vem libertá-los do concreto e fazer com que voltem a exercer as suas múltiplas funções.
A população de Niterói, em geral, ignora os canais naturais de drenagem das águas pluviais, assim como os impostos pela urbanização e que favorecem as enchentes e inundações por ocasião das chuvas.
A posterior divulgação dos