Trabalho de Economia
DENISE MASCARENHAS SANTANA
JULIANE RIOS F. BROSLER
ESTRUTURA DE MERCADO
SALVADOR
08 DE OUTUBRO DE 2014
Denise Mascarenhas Santana
Juliane Rios F. Brosler
ESTRUTURA DE MERCADO:
Monopólio Natural
Trabalho para identificar o tipo de mercado em artigo publicado pela revista Exame; referente à disciplina Fundamentos de Micro e Macro Economia ministrada pelo professor Sérgio Menezes no curso de Ciências Contábeis.
SALVADOR
08 DE OUTUBRO DE 2014
RELATÓRIO
A empresa SAAB (Saneamento Águas do Brasil) pertencente ao grupo Águas do Brasil constitui uma empresa de monopólio natural, conforme artigo do ANEXO 1.
O grupo Águas do Brasil é detentora do mercado em 15 municípios, como por exemplo, além de Itu, em Niterói, através da empresa Águas de Niterói, de acordo com o ANEXO 2.
Estas empresas configuram monopólio natural, pois é a única detentora do mercado no abastecimento e saneamento de água. Visto que havia outra empresa no caso de Itu, e a SAAB adquiriu todas as ações da antiga empresa, Águas de Itu, não havendo, portanto concorrente. Assim como a Águas de Niterói não possui concorrentes, por vencer licitação.
Configura-se um monopólio natural, pois neste segmento são bens exclusivos e nenhuma rivalidade, além de possuir fatores que tornam mais difícil a entrada de outras empresas no mercado, ou seja, as barreiras à entrada. As barreiras à entrada são: a regulamentação do governo (barreiras legais)- onde houve uma concessão por um período de 30 anos para a empresa explorar o serviço no município de Itu e processo licitatório em Niterói; barreiras financeiras: altos custos para outra empresa entrar no mercado e o processo de produção que pode encarecer ainda mais o serviço se houvesse concorrência. A empresa Águas do Brasil consegue ofertar o serviço de abastecimento e saneamento com um custo menor do que se houvessem outras empresas no mercado.