Água
A água é uma molécula composta por dois elementos químicos: o hidrogênio e o oxigênio, na proporção de 2 átomos de hidrogênio para 1 átomo de oxigênio – H2O.
Estados físicos da água
A água é encontrada na natureza em três estados físicos, a saber: Líquido, Sólido e Gasoso.
Ligações químicas
Intramolecular:
Os átomos se ligam através de ligações covalentes polares (onde há uma densidade de carga positiva para o oxigênio que é mais eletronegativo). A geometria é angular, o que torna a molécula polar.
Intermolecular:
Faz ligações de hidrogênio (antes denominada ponte de hidrogênio). A interação se dá, por exemplo, do oxigênio de uma molécula para o hidrogênio de outra. As ligações de hidrogênio são possíveis entre hidrogênio e flúor, oxigênio e nitrogênio. É o tipo de interação mais forte (não é considerada força de Van Der Waals) por isso que a água tem ponto de ebulição elevado.
TIPOS DE ÁGUA
Existem várias tipologias de água, das quais destacamos as seguintes:
Água doce
A água que existe nos rios, lagos e ribeiras e que possui uma quantidade de sais bem inferior à água do mar. Após tratamento adequado (ver pág. 20) podemos consumir esta água.
Água salgada
A água do mar e que possui uma grande quantidade de sais dissolvidos, em especial o cloreto de sódio, vulgarmente conhecido como sal de cozinha. Não podemos consumir esta água.
Água destilada
A água constituída, exclusivamente, por hidrogénio e oxigénio. Origina-se na natureza quando se forma a chuva, ou é produzida em laboratório. Esta água é imprópria para consumo uma vez que não possui os sais necessários ao organismo humano.
Água mineral
A água que dissolve uma grande quantidade de sais minerais aguando do seu percurso pela natureza. Normalmente, adquire cheiros, cores e gostos característicos o que permite classificá-la em vários tipos. É-lhe conferida propriedades terapêuticas.
Água poluída
A água que apresenta alterações físicas, tais