diferencas
Uma regra prática para empregar corretamente o advérbio meio ou o adjetivo meia é tentar substituir esses termos pelas palavras mais ou menos e metade, respectivamente. Onde couber a palavra mais ou menos, emprega-se o termo meio (advérbio); onde couber a palavra metade, emprega-se o termo meia (adjetivo).
Exemplos:
Eles acrescentaram meia porção de frios ao pedido original. [Adjetivo]
...[meia porção = metade de uma porção]
Elas estavam meio preocupadas hoje. [Advérbio]
...[meio preocupadas = mais ou menos preocupadas]
Freqüentemente se confunde o emprego correto da palavra meio em sentenças indicativas de período de tempo. Vejamos, então, os exemplos:
São exatamente meio-dia e meio. [Inadequado]
São exatamente meio-dia e meia. [Adequado]
Nesse caso a palavra meio é empregada como adjetivo nos dois momentos: no primeiro caso está qualificando a palavra dia (metade de um dia; dia = substantivo masculino); no segundo caso está qualificando a palavra hora, (metade de uma hora = meia hora; hora = substantivo feminino).
DIFERENÇA ENTRE “MAIS” E “MAS”
QUANDO USAR
É extremamente comum confundir o advérbio de intensidade “mais” com a conjunção adversativa “mas”. Contudo, a boa notícia é que hoje você irá aprender de forma simples e objetiva a usar corretamente essas palavras. Acompanhe a aula:
MAS: possui ideia de oposição. Pode ser substituído por “contudo, todavia, entretanto, não obstante, no entanto”. Veja alguns exemplos:
João trabalha muito, mas ganha pouco.
Disse que ia ao teatro, mas não foi!
MAIS: expressa ideia de intensidade; quantidade. Exemplos:
Era o mais romântico da turma.
Venceu mais uma vez!
DIFERENÇA ENTRE “MAIS” E “MAS”