Água
De toda a água existente no mundo, 97,5% estão nos mares e oceanos e apenas 2,5% estão em geleiras, rios, lagos e águas subterrâneas, chamadas de “água doce”. Desta quantidade, menos de 1% (rios, lagos e outras fontes) está disponível para consumo. Se 1 litro representasse toda a água do mundo, a água doce corresponderia a 28 ml ou um copinho de café, a água disponível para o homem seria de 6,27 ml.
O Brasil tem 13,3% de toda a água potável do mundo. Desses 13,3%, o Estado de São Paulo, com 30% da população do país, tem acesso a apenas 1,6%, enquanto que a Amazônia, com apenas 5% da população, dispõe de 80% dela.
Somos hoje 6 bilhões de habitantes no planeta, com um consumo médio diário de A crescente preocupação com a disponibilidade Mundial da Água vem exigindo de todos nós uma nova consciência em relação a utilização desse recurso.
A água potável encontrada na natureza é essencial para a vida no nosso planeta. No entanto, esta riqueza tem se tornado cada vez mais escassa.
Analisando o gráfico ao lado, vemos que 97,50% da disponibiliadade mundial da água está nos oceanos (água salgada), ou seja, água imprópria para o consumo humano, a não ser que seja realizado um processo de dessanilização, o que requer um investimento muito alto. Logo em seguida, temos que, 2,493% encontra-se em regiões polares ou subterrâneas (aqüíferos), de difícil aproveitamento.
Somente 0,007% da água disponível é própria para o consumo humano, e está em rios, lagos e pântanos (água doce). Este 0,007% de água doce está dividido conforme figura ao lado, sendo que apenas 8% é destinado ao uso individual (clubes, residências, hospitais, escritórios, outros).
A tendência para os próximos anos, é um aumento ainda maior no seu consumo, devido a demanda e o