Água
I. Estados Físicos da Água
Na forma sólida, a matéria apresenta partículas próximas uma das outras, forma própria e volume definido. No estado líquido, partículas mais afastadas do que no estado sólido tornando-o maleável, não tendo assim forma própria, mas apresentando volume constante. Quando em estado gasoso, suas partículas encontram-se bem afastadas umas das outras, ocasionando a falta de forma e volume definidos.
Quando se apresenta sólida, a matéria exige a compactação das partículas, tornando-a mais densa que o estado líquido, por exemplo, quando colocamos uma garrafa completamente cheia de água em estado líquido no congelador, provavelmente ela virá a romper-se. A água apresenta grande calor específico, portanto, precisa receber ou ceder grande quantidade de calor, para variar sua temperatura. A água tem capacidade de dissolver muitas substâncias como os nutrientes do solo para que possam ser absorvidos pelas raízes das plantas. Água dura é a água que contém sais de cálcio e magnésio, e principalmente bicarbonatos e sulfatos em teores acima do comum. Esta não produz espuma com sabões.
II. Ciclo da Água
A radiação solar provoca a evaporação de água dos oceanos, rios, lagos e etc. O vapor de água é menos denso que o ar e sobe. Afasta-se do solo, o vapor d’água condensa-se, formando minúsculas gotículas não visíveis. Quando essas gotículas se agrupam, são percebidas como nuvens, neblinas e névoas úmidas. Transportadas pelos ventos, as nuvens atingem outras regiões.
Quando a temperatura abaixa, ocorre a chuva. Quando a temperatura é muito baixa a precipitação vem em forma de neve.
III. Tratamento de Água
Tratamento de Água é um conjunto de procedimentos que são