Água
Elaine Haiski
Fernanda Andriguetto
Nathália da Assumpção Santana
Queren Andressa Hepp
Samara Regina Bastian
Thais Regina Kmiecik ¹
Palavras chave: Água, frutas, composição.
Resumo:
Segundo MACEDO e CARVALHO (p. 105)¹, a água é formada por um átomo de oxigênio e dois de hidrogênio. Sua composição percentual é de 11,19% de hidrogênio e 88,81% de oxigênio, Os hidrogênios estão unidos por meio de uma ligação covalente.
De acordo com PAULINO (2009, p. 40) a água, é o componente químico mais abundante da matéria viva, atua como solvente de inúmeros compostos orgânicos e inorgânicos. Essa característica da água é de fundamental importância para os seres vivos, uma vez que as reações químicas de natureza biológica se desenvolvem em soluções.
As frutas possuem um alto teor de água em sua composição, às vezes chegando até 90%. Essa grande quantidade de água contribui para repor a perda através do suor, que é mais intenso no calor. Além disso, são excelentes fontes naturais de vitaminas e minerais, contribuindo assim para o bom funcionamento do organismo.
Considerando então o tema proposto julga-se necessário pensar sobre qual a importância da água na composição das frutas como: abacaxi, acerola, morango, banana, melancia e lichia.
Abacaxi: o abacaxi é uma fruta típica de países tropicais e subtropicais, portanto, não se adapta em regiões de clima frio. É uma fruta com uma boa quantidade de vitamina C, B1 e A. A parte comestível é a polpa, suculenta e com grande quantidade de água e fibras. Do suco do abacaxi é retirado ácido cítrico, ácido ascórbico (vitamina C), ácido málico e bromelina. Este suco natural possui cerca de 12% de açúcar (frutose).
¹ Acadêmicas do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos. 1º semestre. Emails: elaine_haiski@hotmail.com, fernandaandriguetto@yahoo.com, nathalia204@hotmail.com, querenandressa.93@hotmail.com, samarabastian@hotmail.com, thaiskmiecik@hotmail.com.
² Ano de publicação