Água pura, e potavel
Água potável é o nome dado para a água pronta para o consumo de pessoas e animais. Ela não pode apresentar riscos de doenças para quem a consome.
O tratamento de água visa reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde pública. Para tanto a água passa por diversos processos até ficar potável. Dois desses processos são polêmicos e discutidos em diversos paises como os EUA. São eles:
Desinfecção – A água neste ponto está aparentemente potável, mas para maior proteção contra o risco de contaminações, é feito o processo de desinfecção. Pode ser feita através do cloro líquido, do cloro gasoso, do ozônio ou de outras formas. A cloração, serve para eliminar os germes patogênicos (nocivos à saúde) e garantir a qualidade da água até a torneira do consumidor.
Fluoretação – Opcionalmente, pode ser feita a fluoretação, quando é adicionado fluorssilicato de sódio ou ácido fluorssilícico em dosagens adequadas. Com o objetivo de reduzir a incidência de cárie dentária, especialmente nos consumidores até aos 12 anos de idade, período de formação dos dentes. Por ser arbitrária, essa pratica costuma causar certa polêmica nos EUA, devido ao fato de que, em cerca de 20% dos casos, causa algum tipo de fluorose infantil.
Água Pura – A água pura por definição é a água totalmente livre de outras substâncias, isto é, apenas H2O. Sendo a definição de pura é aquela utilizada em química, ou seja, ausência de outras substâncias, então a água potável não é pura. A água potável pode conter outras substâncias que foram absorvidas pela água mas não fazem mal à saúde.
A água mais pura utilizada na indústria é aquela utilizada para a geração de vapor e energia, tal água passa por um processo de desmineralização, de descarbonatação e de desaeração, retirando inclusive o oxigênio e gás carbônico dissolvidos.
É importante notar que a água extremamente pura pode ser prejudicial à saúde, pois a água