Água pura, água potável
Que a água é muito importante, todos nós sabemos. Entretanto existe uma pequena diferença entra a água que bebemos, chamada água potável, para a agua totalmente pura.
A água potável é aquela que não contém substancias nocivas à saúde, tanto dos seres humanos quanto dos outros seres vivos. É composta por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio. Porém está é a sua composição básica. Existem vários minerais que estão diluídos na água, como o flúor, o cloro, o cálcio e o magnésio, dentre outros.
A água potável é tratada pelas companhias de saneamento e recebe altas cargas de elementos químicos para a retirada das impurezas, como terra, substâncias nocivas e bactérias.
Pode ser encontrada em nascentes, rios, geleiras, aquíferos e lagos (embora esteja quase sempre poluída, devido à ação inconsequente do ser humano).
Já a água pura, é aquela que não possui nenhuma substância em sua composição, além de hidrogênio e oxigênio. É muito utilizada em usinas para refrigeração e produção de energia elétrica. Ao contrário da água potável, não é encontrada na natureza. Para obter a água pura, também chamada de água destilada, o líquido vital aos seres humanos é submetido à um processo chamado destilação.
Primeiramente ferve-se a água em um “balão de destilação”, por meio de um Bico de Bunsen, que provê a chama. Juntamente com a água, os minerais que estão presentes também evaporam, porém não passam pelo destilador, ferramenta que utiliza agua fria para condensar o vapor de água (transformar o vapor em liquido novamente). Após a condensação, o líquido obtido (água pura, ou destilada) é depositado em um Béquer.
Devem-se tomar as devidas precauções para o armazenamento da água pura, pois por não conter nenhuma substância, pode facilmente absorver impurezas, o que a torna contaminada. Vale lembrar que a água pura não é própria para o consumo, tanto humano quanto animal ou vegetal, por não possuir os sais minerais que são necessários aos seres