Água potável e água pura
Copo de águaÉ a água apropriada para se beber e não contem substâncias nocivas à saúde, como elementos tóxicos e os microrganismos, tais como as bactérias, os protozoários e outros mais. A qualidade da água é vista através de três exames mínimos necessários para ser ingerida: deve ser incolor, insípida – sem sabor e inodora – sem cheiro. No entanto, devido a poluição, não é mais tão fácil encontrar dessa água nos mananciais e pode chegar um momento em que ela deixará de existir, assim a necessidade de controle no seu consumo.
Por conta dessa realidade que vivenciamos em nosso planeta existe através de tratamento efetuado pelas companhias de saneamento, a água tratada, que após passar por diversos processos como o recebimento de grandes cargas de produtos químicos, que têm o papel de retirar os elementos impuros, tais como a terra, produtos nocivos e as bactérias, passando a se tornar potável novamente, ou seja, ideal para o consumo.
Água pura
Processo de destilação da águaÉ a água que contém em sua composição somente as duas partículas de hidrogênio e uma de oxigênio – a chamada fórmula H2O e nada mais, isto é, não apresenta os sais minerais, não sendo própria, então, para o consumo. Além do mais é propensa a reter impurezas com muita facilidade. Não é água que se pode encontrar na natureza, pois é somente obtida através de um processo chamado de destilação, em que utiliza-se um destilador para obter-se a água destilada. O equipamento utiliza água fria para fazer a condensação do vapor d’água – que transforma, de novo, o vapor em líquido, obtendo-se então, a água pura ou destilada, que vai para um recipiente próprio. É o tipo de água para ser utilizada pelos meios científicos ou em outras necessidades especiais – como remédios, água de bateria, etc.
Independente de qualquer característica da água é extraordinária a sua importância para a sobrevivência dos seres vivos e no atendimento de outras necessidades materiais