Aguá Pura x Aguá Potável
Esta por definição é a água totalmente livre de outras substâncias, isto é, apenas H2O. Sendo a definição de pura aquela utilizada em química, ou seja, ausência de outras substâncias, então a água potável não é pura. A água potável pode conter outras substâncias que foram absorvidas pela água ,mas não fazem mal à saúde.
A água mais pura utilizada na indústria é aquela utilizada para a geração de vapor e energia.
Porém é importante lembrar que a água amplamente pura, pode ser prejudicial a nós, pois possui muitos sais minerais bons para o nosso organismo, mas que com toda esta pureza presente em sua composição, tem a capacidade de agir em nós de forma contrária, ou seja, fazendo-nos mal.
Definição
Água Potável é aquela que reúne características que a coloca na condição própria para o consumo do ser humano. Portanto, essa deve estar livre de qualquer tipo de contaminação, não podendo apresentar riscos de doenças para quem a consome.
Infelizmente, para satisfazer o enorme consumo das grandes cidades, é preciso retirar água de fontes naturais(lagos ou rios), desde que não haja nenhum tipo de contaminação em sua nascente ou percurso. Pode ser também obtida através de um processo de tratamento físico ou químico. Nas cidades, este processo é realizado nas ETAs (Estações de Tratamento de Água).
Dependendo da qualidade original da água, um ou mais processos de tratamento são aplicados. Entre os principais processos de tratamento de água, podemos citar: decantação, filtração, fluoretação, desinfecção e floculação.
Esse processo visa reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde pública. Para tanto a água passa por diversos processos até ficar potável.
Evidentemente, essa água será também apropriada para outros usos domésticos, como: cozinhar alimentos, lavar roupas e utensílios domésticos, tomar banho, etc.