áfrica do sul
ARQUITETURA E URBANISMO – CAMPUS 8
DISCIPLINA: URBANISMO PROJETO I
DOCENTE: SANDRA BARELLA/ 2011/02
ACADÊMICOS: BRUNA DE OLIVEIRA
RIBANA MOSCHEN
VANESSA JORGE
INTRODUÇÃO/OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo pesquisar e analisar uma rede urbana que segundo Michel Rocheford é a “Organização dos centros urbanos e de suas zonas de influência no interior de uma região controlada por um centro regional” que classifica ou não um espaço urbano.
Diante disto foi definido para análise de regiões a África do Sul, que por se tratar de um país subdesenvolvido é muito rico em cultura e valor histórico e mostrou seu desenvolvimento apesar de muita desigualdade social. Até a primeira guerra mundial sua economia baseou-se na mineração e na agricultura. A partir da segunda guerra mundial a indústria desenvolveu e hoje constitui um dos setores básicos da economia que levaram o país a se tornar uma potência em determinados setores.
01
SITUAÇÃO/LOCALIZAÇÃO
Pretória – Administrativa
Bloemfontein – Judicial
Cidade do cabo – Legislativa
Área de 1.221.037 Km²
Habitantes 47,9 milhões
Situado no extremo sul da África, com
2.798 quilômetros de litoral, sob os oceanos
Atlântico e Índico, o país divide suas fronteiras com a Namíbia, Botsuana e Zimbábue ao norte,
Moçambique e Suazilândia a leste e com Lesoto, um enclave rodeado pelo território sul-africano.
02
HISTÓRICO
Em 1487 os europeus chegam a região contornando o Cabo da
Boa Esperança que na época era povoada por negros. No século XVII imigrantes holandeses, franceses e alemães se fixam e começam a povoar e criam uma língua própria. Em meados de 1800 os ingleses tomam a Cidade de Cabo e começa ali uma guerra entre negros e britânicos que termina com a vitória britânica. Antes mesmo da colonização européia já havia seres humanos na África, acredita-se que mil anos antes dos europeus se instalarem na região já havia grupos indígenas no