Ácidos
Curso de engenharia de petróleo – Matutino Química Geral
IDENTIFICAÇÃO DE ACIDEZ E BASICIDADE DE SOLUÇÕES
Salvador, Bahia, Brasil. 2013
IDENTIFICAÇÃO DE ACIDEZ E BASICIDADE DE SOLUÇÕES
Trabalho solicitado pelo professor Iran Talis da disciplina Química Geral do curso de engenharia de Petróleo da Universidade Salvador – UNIFACS, referente a pratica de identificação de acides e basicidade de soluções.
Salvador, Bahia, Brasil.
2013
EXPERIMENTO – IDENTIFICAÇÃO DE ACIDEZ E BASICIDADE DE SOLUÇÕES
Fundamentação Teórica:
Bases são substancias que em solução aquosa se dissociam liberando hidroxila (OH-) como único ânion. Ex: NaOH -> Na+ + OH-. Quanto ao grau de dissociação de uma base, quanto maior for seu caráter iônico maior será o seu grau de dissociação, logo mais forte será a base. Tendo por tanto os elemento da família 1A formando bases fortes e solúveis, 2A bases fortes e pouco solúveis com exceção do Be e do Mg que são fracas, e o resto dos metais sendo fracas e praticamente insolúveis. Ácidos são substâncias moleculares que em solução aquosa se ionizam liberando H+ que se combina com a água formando o hidrônio (H3O+). Ex: HCl + H2O -> H3O+ + Cl-. Podemos dizer que um ácido é forte ou fraco ao analisarmos o seu grau de ionização (α) podendo ser calculado pelo numero de moléculas ionizadas dividido pelo numero de moléculas dissolvidas. Para α > 50% dizemos que o ácido é forte, para α < 5% o ácido é fraco e para 5% < α < 50% o ácido é médio.
PH é a medida que indica se uma solução apresenta caráter ácido, básico ou neutro. Para PH igual a sete a solução é neutra, para PH > 7 a solução é básica e para PH < 7 a solução será ácida.
Indicadores de PH são substancias que