Ácidos
Os ácidos são uma das substâncias mais importantes classificadas na química
Ácidos são substâncias químicas, que conforme a primeira definição postulada pelo físico Svante Arrehenius, quando em meio aquoso se ionizam liberando o cátion H+, podendo também reagir com as moléculas de água o que da origem ao íon oxônio (ou Hidrônio, H3O+) o que reduz o pH da solução, porém numa definição mais geral do físico-químico dinamarquês Bronsted e do também físico-químico inglês Lowry, pode-se classificar como um ácido qualquer substância capaz de doar prótons. Embora a definição de Bronsted seja bem similar à de Arrehenius, ela abrange mais substâncias, sendo essas classificadas como ácidos de Bronsted. Principais características dos ácidos Podemos observar algumas características comuns nos ácidos:
Sabor azedo ou amargo;
Condutividade elétrica no meio aquoso;
Baixo ponto de fusão e ebulição;
Reagem com bases formando sais;
Reagem com alguns metais como, por exemplo, o zinco, magnésio e ferro liberando hidrogênio gasoso;
Reagem com carbonatos e bicarbonatos, produzindo dióxido de carbono;
Provocam alterações na cor em indicadores de pH como o tornassol (do azul para vermelho), e a fenolftaleína e outros corantes vegetais.
Classificação de um ácido
Um ácido pode ser classificado com base em diferentes critérios, sendo eles a presença de oxigênio, número de hidrogênios, e quanto a sua volatilidade que é o quanto o ácido é suscetível à evaporação, e a sua força.
Classificação quanto à presença de oxigênio
Classificamos em dois tipos quanto à presença de oxigênio:
Oxiácidos
Como o próprio nome sugere são ácidos que possuem oxigênio em sua composição como, por exemplo, o ácido nítrico HNO3 e o ácido sulfúrico H2SO4.
Hidrácidos
São os ácidos que não apresentam oxigênio em sua composição como o ácido iodídrico (HI),