Ácidos e Bases
Este trabalho contem esclarecimentos a respeito de ácidos e bases, segundo a teoria de Svante Arrhenius, um importante cientista que contribuiu muito com sua teoria, que aliás é tomada como base até hoje.
No desenvolvimento desta pesquisa, serão apresentados conceitos e exemplos básicos em cada tópico apresentado, para que assim haja um melhor entendimento do assunto abordado. Além disso o conteúdo conta com definições, classificações e forças dos ácidos e bases.
Conceitos Básicos
Para dar início ao assunto, vamos primeiramente apresentar alguns conceitos básicos para que facilite o esclarecimento a respeito do tema desta pesquisa.
Ionização: É o processo em que os íons positivos e negativos individuais são produzidos a partir de um composto molecular (substancia que é formada através de ligações covalentes), que é dissolvido em solução., ou seja, a ionização só irá ocorrer em compostos que possuem ligação covalente ou compostos moleculares.
Ex:
Dissociação Iônica: É o processo em que os íons positivos e negativos individuais são libertados a partir de um composto iônico que é dissolvido em solução, ou seja, só sofre dissociação iônica, substancias que são formadas por ligações iônicas.
Ex:
Definição de Ácidos (Arrhenius)
Um ácido é uma substância que contém hidrogênio e produz (sofre ionização) H+ em solução aquosa.
Ex:
Ex:
Ex:
Classificação dos Ácidos
Quanto ao número de elementos:
Binários (formados por dois elementos)
Ex:
Ternários (formados por três elementos)
Ex:
Quaternários (formados por quatro elementos)
Ex:
Quanto ao número de hidrogênios (H+) ionizáveis:
Monoácidos (monopróticos) – Para 1 H+ ionizável
Ex:
Diácidos (dipróticos) – Para 2 H+ ionizáveis
Ex:
Triácidos – Para 3 H+ ionizáveis
Ex:
Tetrácidos – Para 4 H+ ionizáveis
Ex:
Os hidrogênios ionizáveis são aqueles ligados diretamente aos átomos de