Ácidos e Bases
Sustancias com semelhanças de compostos quimicos são agrupadas em funçoes. No estudo da Química Inorganica, as substancias podem pertenceras funções: ácido, base (hidróxido), sal e óxido.
Base
De acordo com a teoria de Arrhenius, base é toda a substância que aumenta a concentração de íons hidroxila (OH-) pela sua dissociação em meio aquoso. Assim, aumenta o pH do meio e diminui, por consequência, o pOH. De um modo geral, possuem sabor adstringente, além de reagirem com ácidos de Arrhenius formando algum sal e água.
Ácidos
São classificadas como ácido todas as substâncias que podem liberar íons H+ quando forem diluídas em água (solução aquosa). Por isso, a maioria desses compostos terá o H iniciando a sua fórmula:
HCl = ácido clorídrico -> H+ Cl-
HNO3 = ácido nítrico
H2SO4 = ácido sulfúrico
Obs: o H2O (água pura), embora comece com H, não é ácido!
Por causa da liberação de Íons, os ácidos conduzem eletricidade. Os indicadores químicos, que são substâncias que mudam de cor de acordo com a acidez do meio, são muito utilizados em laboratório, como a Fenolftaleína, que fica vermelha em meio básico, e incolor em soluções aquosas. A acidez de um meio é definida pelo pH.
Um ácido é considerado fortequando libera o máximo de íons H+ e não os absorve novamente. Exemplos destes são o HCL e o H2SO4, este último está presente nas chuvas ácidas, que causam a corrosão de monumentos e prédios nos centros urbanos. Ácidos fracos liberam poucos íons H+, porém entram em equilíbrio químico (os íons se juntam formando a substância novamente).
2- OBJETIVOS
Identificar as funções de ácido e base através de indicadores químicos e do pH. Descobrir algumas propriedades de ácidos e bases. Identificar a nomenclatura de alguns compostos
3-MATERIAIS E MÉTODOS pHmetro Béqueres (tubos de ensaio)
Pipetas
Papel indicador universal
Fenolftaleína
Azul de