Ácidos e bases
DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL
PROF.: SÉFURA MOURA
ALUNA: INGRID VITÓRIA SOUSA LIMA
TÍTULO DA PRÁTICA:
IDENTIFICAÇÃO DE ÁCIDOS E BASES
Limoeiro do Norte, maio de 2012
INTRODUÇÃO
Devido ao grande número de substâncias, surgiu, para facilidade de estudo, uma divisão que agrupa substâncias com propriedades semelhantes denominadas funções químicas.
Função química é um conjunto de substâncias que apresentam propriedades químicas semelhantes, dentre os quais se pode destacar os ácidos e as bases.
Segundo a Teoria de Arrhenius, ácidos são substâncias que em solução aquosa libertam como íons somente cátions H+. Possuem sabor azedo, como o encontrado nas frutas cítricas ricas no ácido de mesmo nome.
Já as bases, segundo Arrhenius, são substâncias que em solução aquosa libertam como ânios somente OH-. Têm gosto semelhante ao do sabão (sabor adstringente). Felizmente, há modos mais eficazes e seguros de identificar ácidos e bases do que o paladar.
É possível medir a concentração de hidrogênio iônico em uma solução a partir de uma escala logarítmica inversa, que recebeu o nome de potencial hidrogeniônico, ou simplesmente, escala de pH.
Esta escala vai de zero a 14, sendo o pH 7 considerado neutro. Os valores menores que sete classificam a solução medida como ácida e os maiores que sete, como alcalinos (bases).
Para se medir os phs, usam-se combinações de substâncias indicadoras, como a fenolftaleína, o azul de brotimol e o alaranjado de metila, que possuem a propriedade de mudar de cor conforme o meio ácido ou básico.
OBJETIVO * Identificar se a substância é ácida ou básica por meio de indicadores e papel de pH.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL * Numerou-se os tubos de ensaio (1, 2, 3 e 4); * Colocou-se 5 mL das soluções de HCl (tubo 1), H2SO4 (tubo 2), NaOH (tubo 3) e NH4OH (tubo 4); * Com o auxílio de um bastão de vidro, molhou-se com a solução de tubo 1 (HCl) um pedaço de papel indicador universal. Anotou-se o pH.