ácidos graxos saturados
São geralmente sólidos à temperatura ambiente. As gorduras contendo ácidos graxos saturados são chamadas de gorduras saturadas. Exemplos de alimentos ricos em gorduras saturadas incluem, bacon, toucinho, manteiga, leite integral, creme de leite, ovos, carne vermelha, chocolate e gorduras sólidas. O excesso de ingestão de gordura saturada pode aumentar os níveis de colesterol no sangue e aumentar o risco de desenvolver doença arterial coronariana.
Óleos de cacau, coco e amêndoa são ricos em AG saturados.
Ácidos Graxos Saturados
São normalmente encontrados na forma sólida (gordura) e em produtos de origem animal como leite integral, manteiga, creme de leite, chantilly, queijos gordurosos, bacon, sebo, toucinho, gordura das carnes, pele das aves e dos peixes.
O consumo de alimentos contendo ácidos graxos saturados, além da quantidade desejada, é prejudicial, pois contribui para o aumento das taxas de colesterol no sangue.
Ácidos graxos saturados não contem ligações duplas. Ácidos graxos saturados – Os ácidos graxos saturados constituem a principal causa alimentar de elevação do colesterol do plasma. A sua ingestão deve ser reduzida, o que é conseguido diminuindo-se o uso de gorduras de origem animal (carnes, leite e derivados), da polpa de coco e de óleos de dendê ou banha de coco. Os ácidos graxos trans estão presentes na gordura vegetal hidrogenada, nos biscoitos e bolachas com recheios e coberturas cremosas. Têm ação mais deletéria sobre o perfil lipídico do que as gorduras saturadas, uma vez que levam a aumento do LDL-colesterol e dos triglicérides, acompanhados de redução dos níveis do HDL-c.
Ácidos graxos saturados de cadeia curta – Os ácidos graxos saturados de cadeia curta