Ácidos Carboxílicos
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUÍMICA
JACK LECKS
VITO CORLEONE
ÁCIDOS CARBOXÍLICOS
BLUMENAU
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Os ácidos carboxílicos são oxiácidos orgânicos caracterizados pela presença do grupo carboxila, de fórmula geral RC(=O)OH, sendo caracterizados como COOH ou CO2H. Este trabalho tem como intuito estudar sobre esses grupos devida a sua grande importância dentro da indústria nos dias de hoje, pois a a partir destes ácidos carboxílicos são produzidos diversos compostos para a indústria como poliéster, Kevlar, ésteres, amidas e os anidridos.
2. ALGODÃO E POLIÉSTER
QUESTÃO 1 - Explicar porque um pano de prato feito de algodão é mais eficiente para enxugar que um tecido feito de poliéster. Explique também porque roupas de algodão demoram mais tempo para secar que as feitas de fibras de poliéster. Quais as reações envolvidas na produção do poliéster. Como ele pode ser utilizado, desde 1980, como filme para embalar alimentos e embalagens plásticas para alimentos e bebidas ( Dacron, Terilene, Mylar, Lexan) e outros polímeros semelhantes.
O algodão e o poliéster são constituídos de grandes cadeias de polímeros, o algodão é um material polimérico natural composto essencialmente da celulose, já o poliéster utilizado nos tecidos, comercializado como Dracon ou Terilene, é composto de um polímero sintético chamado de poli (tereftalato de etileno).
A maior eficiência do pano de prato de algodão em enxugar do que um tecido feito de poliéster decorre da maior intensidade de forças intermoleculares com a água (ligações de hidrogênio), as hidroxilas (OH-) presentes na celulose quando carregadas negativamente têm capacidade de atrair a água, assim fazendo que o algodão