Ácidos, Bases e Óxidos
São classificados como ácido todas as substâncias que podem liberar íons H+ quando forem diluídas em água (solução aquosa). Por isso, a maioria desses compostos terá o H iniciando a sua fórmula:
HCl = ácido clorídrico - Utilizado como reagente químico; solução aquosa acida e queimante, ingestão pode ser fatal.
HNO3 = ácido nítrico - Utilizado na fabricação de fertilizantes e explosivos; elevado grau de ionização e volátil a temperatura ambiente.
H2SO4 = ácido sulfúrico - Utilizados em indústrias; reage fortemente com substâncias orgânicas, inalação pode causar edema pulmonar e ingestão pode lavar a morte.
Bases
Bases são compostos que em solução aquosa se dissociam ionicamente, liberando como ânions exclusivamente íons hidroxila (OH-).
NaOH = Hidróxido de sódio - Utilizados em detergentes e sabão; neutraliza ácidos fortes, o contato com a pele provoca queimaduras.
Mg(OH)2 = Hidróxido de magnésio - Utilizado como laxante e antiácido estomacal; é um composto sólido branco que ocorre naturalmente como mineral brucita.
NH4OH = Hidróxido de Amônio - Essa substância é obtida em solução aquosa do gás de amônia e comercializada como amoníaco. Utilizado na fabricação de produtos de limpeza doméstica, na revelação de filmes fotográficos.
Sais
Sais são compostos que provêm ou dos ácidos, pela substituição total ou parcial dos seus hidrogênios ionizáveis por cátions, ou das bases, pela substituição total ou parcial dos grupos OH- pelos ânions dos ácidos.
NaCl = cloreto de sódio - Sal de cozinha.
CaCl2 = cloreto de cálcio - É extremamente solúvel em água e é deliquescente; utilizado para absorver aguá, pode causar irritação na pele.
Na2CO3 = carbonato de sódio - Utilizado para purificar piscinas; é um sal branco e translúcido. Ele endurece e se agrega quando exposto ao ar devido à formação de hidratos, pode ser produzido por cristalização adequada de seus depósitos naturais.
Óxidos
Óxidos são compostos binários em que o oxigênio é o