acidos ,bases e oxidos
Definição
Existem várias definições para ácidos, das quais a mais utilizada é a definição do químico sueco Svant August Arrhenius, formulada no final do século XIX. Segundo ele, ácidos são substâncias que se ionizam em solução aquosa, libertando H+ Propriedade e Classificação dos Àcidos
Classificação de um ácido Um ácido pode ser classificado com base em diferentes critérios, sendo eles a presença de oxigênio, número de hidrogênios, e quanto a sua volatilidade que é o quanto o ácido é suscetível à evaporação, e a sua força.
Quanto à presença de oxigênio Classificação quanto à presença de oxigênio Classificamos em dois tipos quanto à presença de oxigênio:
Oxiácidos Como o próprio nome sugere são ácidos que possuem oxigênio em sua composição como por exemplo o ácido nítrico HNO3 e o ácido sulfúrico H2SO4.
Hidrácidos São os ácidos que não apresentam oxigênio em sua composição como o ácido iodídrico (HI), ácido clorídrico (HCl).
Quanto ao número de hidrogênios
Nessa classificação de ácidos se observa o número de hidrogênios ionizáveis encontrados em sua composição. Hidrogênio ionizável é o que está ligado a um átomo da molécula com eletronegatividade significativamente maior que a sua, de modo a formar um polo positivo e um negativo dentro da molécula. No caso hidrácidos todos os hidrogênios serão ionizáveis, porém nos oxiácidos, apenas aqueles que estão ligados aos átomos de oxigênio é que serão ionizáveis. Monoácidos, um hidrogênio ionizável;
Monoácidos, um hidrogênio ionizável. Diácidos, dois hidrogênios ionizáveis
Triácidos, três hidrogênios ionizáveis
Tetrácidos, quatro hidrogênios ionizáveis.
Força dos ácidos
Esse ultimo critério de classificação leva a capacidade de ionização dos ácidos em meio aquoso, também chamada de força acida, ou seja quanto mais cations H+ ele liberar, mas forte ele será.
Para determinar a força acida se observa a relação entre o