W de noite
INTRODUÇÃO 2
HISTÓRICO DO ORÇAMENTO EMPRESARIAL 3
CONCEITOS GERAIS 3
ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO 4
PRINCIPAIS TIPOS DE ORÇAMENTO 5
Orçamentos Globais e Parciais 5
Orçamentos a curto e em longo prazo 6
Orçamentos periódicos e contínuos 6
Orçamentos flexíveis ou variáveis 7
PEÇAS ORÇAMENTÁRIAS 7
Orçamento de vendas 7
VANTAGENS E LIMITAÇÕES DE UM ORÇAMENTO 8
A IMPORTÂNCIA DO FACTOR HUMANO NO ORÇAMENTO 10
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12
INTRODUÇÃO
A capacidade de previsão de uma empresa está na competência gerencial de cenários futuros de forma dinâmica, rápida e eficaz. Uma das ferramentas para atingir este objectivo é o orçamento. O planeamento orçamentário deve ir além dos aspectos financeiros, é um retrato fiel e antecipado do ambiente em que a empresa actua, é a bússola do gestor, é o mapa das acções operacionais em busca da tradução da estratégia. Este artigo mostra os conceitos relativos ao orçamento empresarial, trata-se do referencial teórico do nosso trabalho, cujo objectivo era o de conceituar o orçamento, demonstrar sua importância, seus benefícios, os critérios utilizados para sua elaboração.
HISTÓRICO DO ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Antigamente, o orçamento limitava-se aos gastos referentes às despesas, actualmente é uma ferramenta de tomada de decisão, aplicada a qualquer tipo de empresa, pequeno, médio ou grande porte independente de sua natureza, com ou sem fins lucrativos, privada, estatal ou filantrópica. O orçamento é uma prévia de despesas e investimentos dentro de uma organização.
Para Lunkes (2000), em um cenário de restrição generalizada de recursos, a definição prévia de despesas e investimentos evita dispêndios desordenados e sem critérios, assegurando, assim, o emprego mais eficiente desses recursos.
Conforme o tempo e a complexidade dos negócios, as empresas foram exigindo métodos administrativos mais apurados, não sendo suficiente apenas a limitação de gastos, modificando os seus conceitos básicos e