A matemática na sustentabilidade
O Objetivo deste texto é explicar à todos como a matemática é importante na sustentabilidade, imaginem como funciona a leitura do consumo de energia. Falar de sustentabilidade explicando sobre o consumo de energia elétrica é muito necessário, isso porque o nosso país desperdiça bilhões de reais em luzes acesas sem nenhuma utilização, outro exemplo é o chuveiro ligado por muito tempo, geladeira aberta por um tempo demasiado. Partindo desse ponto o povo deve se conscientizar sobre o consumo de forma mais inteligente. Mas então, como funciona um coletor de energia? E, como é a leitura dessas informações?
Aprenda a “ler” o medidor para acompanhar e controlar o seu consumo de eletricidade.
O relógio mais comum que encontramos em muitas residências é o de ponteiros ou também podemos chamar de analógico, ele é composto por 4 ponteiros. Veja abaixo:
cada um com um ponteiro, e um disco que gira quando algum aparelho elétrico ou lâmpada está funcionando. O movimento do disco é transmitido, através de um sistema de engrenagens, aos ponteiros. Apesar de ser difícil observar o movimento dos ponteiros em um curto intervalo de tempo, eles se movem. Quanto mais energia se consome, mais rápido giram o disco e os ponteiros. Da direita para a esquerda temos: o ponteiro da unidade, da dezena, da centena e do milhar. Cada volta completa que o ponteiro dá, equivale ao deslocamento de uma unidade do ponteiro que o antecede. Os ponteiros da unidade e da centena giram no sentido horário e o da dezena e milhar giram no sentido anti-horário e sempre no sentido crescente dos números, ou seja, do menor para o maior número. Comece a leitura da Direita para a Esquerda à partir da “Unidade”, a leitura é feita em kilowatt (kWh) que corresponde ao consumo de um aparelho de potência 1.000 W (1 kW) durante uma hora. Para efetuar a leitura, anote o último número ultrapassado pelo ponteiro de cada um dos quatro relógios. Sempre que o ponteiro estiver entre