´trabalhos
Para o autor Sahid Maluf "O sistema presidencialista foi uma adaptação da monarquia a reforma republicana, com um mínimo de modificações. Em linhas gerais, foram substituídos os princípios monárquicos da vitaciedade e hereditariedade pelos da temporariedade e eletividade da suprema magistratura.
O presidencialismo é também o produto histórico da evolução política de um país. Ele não emerge como o final de uma longa trajetória histórica, até porque os EUA do século XVIII era uma nação jovem, recém colonizada (1620), que não possuía nem tradição comum, nem unidade que sequer se assemelhassem às da Inglaterra.
O Presidencialismo que nasce nos EUA resulta da engenhosa combinação de:
Princípios políticos liberais;
Rejeição absoluta à monarquia;
Princípios da teoria política de Montesquieu;
Acordos pontuais, que resultaram em soluções para problemas conjunturais que se colocaram para os constituintes, e que mais tarde tornaram-se teoria constitucional.
Dallari acrescenta: "Além disso, atentaram para as necessidades praticas, procurando conciliar os conflitos de interesse e de tendências registrados entre os constituintes, criando um sistema de governo suficientemente forte e eficiente