TRABALHO DE TEORIA E METODOLOGIA DO SERVIÇO SOCIAL II
Porque a discussão do processo de trabalho é provocativa?
QUALQUER PROCESSO DE TRABALHO IMPLICA UMA MÁTERIA-PRIMA
COMO ASSIM - O trabalho é direcionado a um fim, que resulta em um produto e que requer meios ou instrumentos para que se possa ser efetivado.
A Marilda coloca algumas perguntas incômodas, que não são faceis de serem respondidas com precisão. Que são as seguintes:
QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS:
QUAL É O OBJETO DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL? As múltiplas expressões da questão social, que necessita da ação profissional junto à criança e ao adolescente, ao idoso, a situações de violência contra a mulher, a luta pela terra etc.
COMO REPENSAR A QUESTÃO DOS MEIOS DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL? Pesquisar e conhecer a realidade é conhecer o próprio objeto de trabalho, junto ao qual se pretende induzir ou fazer com que o sujeito queira mudanças dar conta dessas particularidades da questão social na hitória da sociedade brasileira é explicar os procesos sociais que as produzem e reproduzem e como são experimentadas pelos sujeitos sociais que a vivenciam em suas relações do dia a dia.
COMO PENSAR A PRÓPRIA ATIVIDADE E/OU O TRABALHO DO SUJEITO? E QUAL É O PRODUTO DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL? " a visão é como um arsenal de técnicas" entrevistas, reuniões, plantão, encaminhamento etc. Mas a questão é mais complexa.
QUAIS SÃO OS MEIOS DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL?O CONHECIMENTO e HABILIDADES pois sem o trabalhador especializado não consegue efetuar suar atividade ou trabalho." NOTE QUE O PROFISSIONAL NÃO FICA NO ACHISMO"
As bases teórica -metodológicas são os recursos essenciais que o Assistente Social aciona para exercer o seu trabalho: contribuem para iluminar a leitura da realidade e ver quais ações deveram ser tomadas, ao mesmo tempo em que a moldam, não é como verniz que se sobrepõe superficialmente podendo ser dispensado.
Embora regulamentado como uma profissão liberal na