Trabalhando em Equipe
Aqui no Brasil, existe um grande problema, as pessoas não conseguem, não querem ou não podem trabalhar em equipe. Trabalhar em equipe requer um grande esforço, que vai desde você ter que aceitar a liderança de alguém, ter que ouvir a opinião do resto da equipe, aceitar as decisões tomadas em conjunto entre outras tantas.
O sucesso de grandes organizações no mundo está na habilidade de conseguir criar equipes focadas no resultado, principalmente com ações pró-ativas dentro do contexto e necessidades da organização.
No Brasil, é normal, quando se encontra algum profissional ou colega de trabalho que tem boas idéias, é pró-ativo e têm todas as características de liderança, os colegas e eventualmente o chefe começam uma campanha de dificultar tudo, quando não, criar problemas para que o colega possa até ser demitido.
O trabalho em equipe requer o comprometimento com o grupo e todo o resto da organização e não somente a manutenção do pequeno feudo adquirido a duras penas.
Todo profissional que se presa, precisa se manter atualizado, sempre se utilizando de treinamentos existentes na cidade, lendo revistas e livros, bem como procurando informações nos mais diversos sites existentes na Internet.
Eu, gosto de ter uma equipe coesa. Procuro dar liberdade para que todos possam se expressar, sempre focados no fim da empresa, que é o atendimento das necessidades do cliente, na realidade, superar as necessidades, sempre deixando-os surpreendidos.
O líder, precisa saber colocar cada componente nas suas áreas, de forma que todos possam trabalhar de forma harmônica, sem problemas e principalmente sem o dispêndio de custos e retrabalho.
Os componentes, precisam compreender, que não existe e nem pode haver a concorrência entre os componentes, pois todos serão os beneficiados pelos resultados do projeto, bem como com o baixo desempenho.
E os preguiçosos
A arte de liderar uma equipe, é encontrar o ponto certo para que cada componente se motive com o