T.i nos processos gerenciais
No ambiente empresarial, a utilização de tecnologia e tarefas automatizadas tem se tornado um eficiente pre-requisito nas operações dentro das organizações. O impacto causado pela revolução tecnológica na sociedade atual, tem levantado conformidades importantes quanto a sua extração e desempenho com os padrões aplicados hoje não só em organizações empresariais, mas também na sociedade como um todo seja no circulo familiar ou politico-social.
Em termos etimológicos, Automação quer dizer: (Mover-se por si), em outras palavras automatizar significa executar determinada tarefa utilizando técnicas de controle computacional e/ou movido por tarefas repetitivas. Muito embora, a implementação de recursos tecnológicos nas organizações, devem ser estudados de acordo com o perfil operacional dessas companhias. Peter Drucker, considerado o guru da administração moderna cita em seu livro (Tecnologia, administração e sociedade) a importância desse estudo, na a aceitação dos processos gerenciais, sejam eles em estado funcional ou inoperantes.
Para melhor descrever essa importância, consideremos a seguinte afirmação: "A automação aplicada a uma operação eficiente aumenta a eficiência. A automação aplicada a uma operação ineficiente aumenta a ineficiência."
Isso quer dizer que nem sempre mudar toda a infra-estrutura tecnológica da empresa permitirá ganhos em sua produtividade ou melhoria nos processos de execução das suas tarefas. Ainda que a automatização permita a otimização no gerenciamento de enormes quantidades de dados, é preciso complementar esses resultados com valores missionários da administração.
O potencial da administração e os benefícios incalculáveis de recursos tecnológicos devem está alinhados, e precisam trabalhar em conjunto.
Se a estrutura da sua organização permite efetivar mudanças com o uso de novas tecnológicas na forma como você faz, executa ou gerencia seus processos ,