T&D - uma visão comercial
"Se você quiser construir um navio, não convoque homens para juntar madeira, dar ordens e dividir o trabalho. Antes, ensine-os a se apaixonar e desejar o eterno e distante mar". (Antoine Saint-Exupéry)
Em nosso planeta encontramos mais de trinta milhões de espécies. Apenas um milhão é catalogada. Entre elas encontramos o homem: único animal dotado de inteligência capaz de separar o joio do trigo e ficar com o joio... (não deveria ficar com o trigo???) Isso mesmo... daí a importância do treinamento e desenvolvimento nas organizações, que tem o objetivo de desenvolver competências e mudar comportamentos.
A inovação de ferramentas e de novas abordagens torna a área de T&D um produto de fundamental importância dentro das Organizações e um investimento com ótimo retorno financeiro. Dia após dia, é exigido dos profissionais resultados que façam a diferença para o negócio e que assegurem a sobrevivência da organização tornando-a cada vez mais competitiva em um mercado cada dia mais exigente.
As organizações correm o risco de serem eliminadas pela concorrência ao passo em que ficam indiferentes às importâncias exercidas pelo setor de T&D. Porém, quando um treinamento ensina somente conceito e técnica reforça o "vender produto", e não incentiva um comportamento focado na solução do cliente.
Venda é algo maior. Vender é conhecer as pessoas, entender que elas mudam, reconhecer que a maneira de fazer negócios com elas também. Os gestores devem entender que a empresa é formada por pessoas, que estas possuem sentimentos, desejos, famílias e isso influencia todo o desenvolvimento do trabalho realizado dentro da organização.
É necessário ajudar o colaborador a encontrar um sentido para a ação, construindo relação entre a teoria e a prática a partir de vivências que desenvolvam habilidades e capacidades, mudando assim, comportamentos que resultam no verdadeiro sentido da palavra APRENDIZADO (“apaixonar e desejar o eterno e distante mar").