T B HIDR ULICA 1
FACULDADE SUL FLUMINENSE
Curso Superior Tecnológico em Manutenção Industrial
Turbinas e Bombas Hidráulicas
Volta Redonda, 2015
Turbinas Hidráulicas
As turbinas hidráulicas são turbinas projetadas especificamente para transformar a energia hidráulica (a energia depressão e a energia cinética) de um fluxo de água em energia mecânica na forma de torque e velocidade de rotação.
As primeiras turbinas hidráulicas de que se tem notícia foram construídas na colônia romana de Chemtou na atual Tunísia, no século 3 ou 4 DC, para acionar moinhos. As primeiras turbinas modernas foram desenvolvidas na França e Inglaterra, no século 18, para substituir as rodas de pás como fonte de energia mecânica para fábricas. Nessa aplicação, as turbinas acionavam diretamente as máquinas de fábricas próximas, através de longos eixos ou correias. Desde o final do século 19 elas são usadas quase que exclusivamente para acionar geradores elétricos — quer isoladamente, em fazendas e outros locais isolados, quer agrupadas em usinas ou centrais hidrelétricas.
Princípios:
Em toda turbina a água entra vinda de um reservatório ou canal de nível mais elevado ( e portanto com maior energia) e escapa para um canal de nível mais baixo (e portanto com menor energia). A água de entrada é levada através de um duto fechado até um conjunto de lâminas curvas (palhetas), bocais ou injetores que transferem a energia da água para um rotor. Em consequência a pressão e/ou a velocidade da água na saída são menores do que na entrada. A água que sai da turbina é conduzida por um duto, o tubo de sucção, até o reservatório ou canal inferior.
Algumas palhetas são estáticas, outras são fixas no rotor; ambas podem ser ajustáveis para controlar o fluxo e a potência gerada ou (para geração de energia elétrica) a velocidade de rotação. O rotor é suportado axialmente por mancais de escora e contra-escora e radialmente por mancais de guia. O tubo de sucção geralmente tem