Atividade Avaliativa
PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO E GESTÃO DE PESSOAL
DIRETORIA DE DESEMPENHO E DESENVOLVIMENTO
COORDENADORIA DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
PROGRAMA DE GESTÃO EM SECRETARIADO MODALIDADE À DISTÂNCIA
MÓDULO V - GESTÃO DE ESCRITÓRIOS
ALUNO: JOSÉ CARLOS VANZELER POMPEU
ATIVIDADE DE REVISÃO DE ESTUDOS
O modelo de gestão adotado pela UFPA/Campus Universitário do Tocantins-Cametá, unidade na qual trabalho, se aproxima mais do Humanístico no qual “o foco é o ser humano, em que a ênfase está no diálogo entre os trabalhadores e a chefia, no compartilhamento de ideias, na delegação de tarefas e na integração da equipe”.
Portanto, o dirigente da unidade consegue manter uma certa dinâmica de grupo no momento em que interage com os trabalhadores e os faz sentirem-se valorizados por suas opiniões serem levadas em consideração.
A vantagem deste modelo é que ele “favorece a confiança, as relações humanas e a cooperação, pois as decisões sobre objetivos, metas e uso de recursos são tomadas de forma participativa”.
Com relação ao planejamento, o dirigente mostra-se bastante competente pois faz os planos anuais sempre com antecedência, evitando assim atrasos na aquisição de materiais. Além, é claro, de anualmente reorganizar os ambientes de trabalho tanto com realocação do mobiliário existente como com a aquisição de novos equipamentos.
Há, no entanto uma carência no controle da limpeza dos departamentos e mobiliários, uma vez que a equipe de limpeza é de uma empresa terceirizada que muitas vezes não realiza o trabalho com eficiência. Nesse caso, a UFPA poderia destacar um servidor da unidade para atuar diretamente com os servidores de limpeza das empresas terceirizadas para haver um maior controle das ações.