t. psicologia
Faculdade Mineira de Direito
Curso de Direito - Praça da Liberdade
Professor: Bruno Vasconcelos de Almeida
6° Período – Turma 02 - Manhã
Psicologia
Vinicius Marcus Teixeira Santos
TRABALHO DE PSICOLOGIA
DIREITO E LITERATURA
Belo Horizonte
2013
A Bruxa e o Capitão
Autor: Leonardo Sciascia
Leonardo Sciascia nasceu em Racalmuto, na província de Agrigento (então chamada Girgenti), em 8 de janeiro de 1921. Escritor entre os melhores do século XX, polemista e jornalista, ensaísta brilhante, um ponto de referência na política para várias gerações, fez com que a Sicília ea seus problemas uma metáfora literária pode descrever qualquer parte do mundo. Seu trabalho também é um ponto de referência da corrente não-ficção literária e que é dirigido para a definição de "realismo crítico".
A área em que o pequeno Leonardo nasceu e foi criado, é a da pequena burguesia Sicília. Primeiro de três irmãos, sua mãe vem de uma família de artesãos, enquanto seu pai é um dos muitos trabalhadores envolvidos nas minas de enxofre na área de Agrigento, querida, é claro, também para Luigi Pirandello .
Em 1927, Sciascia começou sua experiência escolar, revelando seu amor desde o início e sua excelente preparação para temas como literatura e, acima de tudo, a história. O tempo em vez de escola, passei com a minha tia e meu tio, bem como com seu avô, um ponto de referência que muitas vezes retorna em suas cartas, Adulto maduro. Em 1935, então, o futuro escritor mudou-se para Caltanissetta com a família, de se matricular no Instituto de Ciências IX Maggio. Aqui, o professor é o conhecido autor Vitaliano Brancati , que nos coloca apenas para se tornar um deus para o escritor Racalmuto, especialmente a partir de um ponto de vista literário. Brancati, Manzoni e Pirandello são, na verdade, de Leonardo Sciascia, alguns pontos estilísticas e teóricas reais de referência na literatura. Além