T CNICAS HISTOL GICAS

1197 palavras 5 páginas
TÉCNICAS HISTOLÓGICAS
A correta observação do material biológico, em microscopia óptica, implica uma série de procedimentos técnicos prévios, que a seguir se descrevem sumariamente. Estes procedimentos designam-se genericamente por técnicas histológicas.
A técnica histológica visa à preparação dos tecidos destinados ao estudado à microscopia de luz. O exame ao microscópio é feito geralmente por luz transmitida, o que significa que a luz deve atravessar o objeto a ser examinado. Assim, é necessária a obtenção de fragmentos dos tecidos que serão coletados em lâminas muito finas e transparentes.
Muitas são as técnicas utilizadas em histologia. Algumas técnicas frequentemente são utilizadas em rotinas de laboratórios que proporcionam a visualização das microestruturas dos tecidos.
1. Confecção de Lâminas Histológicas
Para a análise sob microscopia óptica é necessária a confecção de lâminas delgadas dos tecidos que formam os órgãos. Estas lâminas podem ser permanentes ou provisórias.
1. Coleta do Material
Partes de órgãos são retiradas com o auxílio de um bisturi, pinça ou lâmina de barbear. Não é indicada a extração de porções grandes, uma vez que o objetivo final é a obtenção de uma camada fina que possa ser analisada em um microscópio óptico.
1. Fixação do material
Esta etapa consiste na utilização de procedimentos físicos ou químicos para imobilizar as substâncias constituintes das células e dos tecidos, fornecendo maior resistência para suportar as demais etapas. Além disso, os fixadores retardam os efeitos pos-mortem do tecido, mantendo sua arquitetura normal.
Os agentes fixadores mais utilizados são o formol tamponado e o líquido de Bouin. Ambos fixam as proteínas evitando sua degradação.
O formol, por ser mais acessível e de uso simples, é o fixador mais utilizado nas técnicas histológicas. Contudo, seus resultados geralmente não são satisfatórios. Por essa razão é recomendada a dissolução de formol em tampão fosfatado (Junqueira e Junqueira, 1983).
O tempo de

Relacionados

  • estudante
    63920 palavras | 256 páginas
  • bioestatística
    36460 palavras | 146 páginas
  • INFECTOLOGIA COMPLETA
    48444 palavras | 194 páginas
  • Eletrocardiograma
    20367 palavras | 82 páginas