Daltonismo Causas Sintomas E Tratamentos Minha Vida
Daltonismo Causas, Sintomas e Tratamentos | Minha Vida
Daltonismo visão geral
O que é Daltonismo?
Sinônimos: deficiência de cores, cegueira para cores, Discromatopsia; discromopsia.
O daltonismo é um tipo de deficiência visual em que o indivíduo não é capaz de reconhecer e diferenciar algumas cores específicas. O distúrbio recebeu este nome em homenagem ao químico inglês John Dalton, que foi o primeiro estudar as características do daltonismo.
Tipos
Existem três tipos principais de daltonismo:
Protanopia
Este tipo de daltonismo é o mais comum de todos e é caracterizado, principalmente, pela diminuição ou ausência total do pigmento vermelho. No lugar dele, o indivíduo com o distúrbio pode enxergar tons de marrom, verde ou cinza, mas, em geral, varia de acordo com a quantidade de pigmentos que o objeto possui. Neste tipo, o verde tende a parecer semelhante ao vermelho.
Deuteranopia
Uma pessoa com este tipo de daltonismo não é capaz de distinguir a cor verde. Mas, da mesma forma que ocorre com a protanopia, os tons vistos geralmente são puxados para o marrom. Assim, quando ela observa uma árvore, enxerga tudo em apenas uma cor, com uma pequena diferença de tonalidade entre tronco e folhas.
Tritanopia
A tritanopia é o tipo mais raro de daltonismo. Ela interfere na distinção e reconhecimento das cores azul e amarelo. Uma pessoa com este tipo de visão não perde totalmente a noção do azul, o enxerga em tonalidades diferentes. Já o amarelo vira um rosaclaro. Pessoas com tritanopia não enxergam a cor laranja.
Causas
O daltonismo é um distúrbio genético ligado ao cromossomo X. Neste distúrbio, ocorre um data:text/html;charset=utf8,%3Ch1%20style%3D%22boxsizing%3A%20borderbox%3B%20fontsize%3A%2030px%3B%20margin%3A%2026px%200px… 1/5
25/03/2015
Daltonismo Causas, Sintomas e Tratamentos | Minha Vida
problema com os pigmentos de determinadas cores em células nervosas do olho, chamadas de cones, localizadas na retina. Mesmo que apenas um pigmento