T Cnicas De Negocia O
Qualquer método de negociação pode ser razoavelmente avaliado segundo 3 critérios:
Deve produzir um acordo sensato, caso um acordo seja possível, ou seja, atender ao máximo possível, aos interesses legítimos de cada uma das partes;
Deve ser eficiente;
E deve melhorar ou pelo menos não piorar o relacionamento entre as partes.
O PROBLEMA NAS NEGOCIÇÕES
Discutir com base em posições produz resultados insensatos!
Quanto mais você tenta convencer o outro lado da impossibilidade de mudar sua posição de abertura, mais difícil se torna fazê-lo. Seu ego passa a se identificar com a sua posição. Você passa a ter um novo interesse em salvar as aparências.
Quanto mais atenção se der a posições, menos foco será dado ao atendimento dos interesses subjacentes das partes.
Método de negociação de Havard – negociação baseada em princípios
Os 4 pontos abaixo definem um método objetivo de negociação que pode ser usado em quase qualquer circunstância. Cada ponto se relaciona a um elemento básico da negociação e sugere o que deve ser feito a respeito.
Pessoas: Separe as pessoas do problema.
Interesses: Concentre-se em interesses não em posições.
Opções: Invente múltiplas opções, em busca de ganhos mútuos, antes de decidir o que fazer.
Critérios: Insista em que o resultado tenha por base algum padrão objetivo. Pessoas
Por mais que seja útil pesquisar a realidade objetiva, em ultima análise, o modo como cada lado enxerga essa realidade é que constitui o problema em uma negociação.
O processo de negociação como um todo se torna mais forte quando, pouco a pouco, cada lado coloca suas digitais no desenvolvimento da solução.
Dê atenção às preocupações centrais – Durante negociações, muitas emoções são desencadeadas por um conjunto central de 5 interesses: autonomia, apreciação, afiliação, papel e status.
Quanto mais rápido você conseguir transformar um estranho em alguém que você conheça, provavelmente mais fácil será a negociação.
Interesses
Para chegar a uma