Simulando uma fibra ótica
Discentes: Natália Martins da Silva, Anderson Souza Araujo e Davi Kuhnen Escher
Objetivos:
Reproduzir o fenômeno da reflexão total da forma simulada ao que ocorre no interior de uma fibra ótica.
Materiais utilizados:
- recipiente plástico,
- uma garrafa (Pet) com um pequeno furo (4mm de diâmetro) com tampa de borracha,
- água,
- laser pointer
Descrição do Experimento:
1.) Apóie a garrafa no canto da mesa e posicione o recipiente de plástico no chão, a seguir encha a garrafa com água e solte a tampa de borracha, para que se forme um filete de água,contínuo e curvo,de tal forma que o filete se dirija ao receptáculo (recipiente de plástico).
2)Coloque o recipiente de plástico bem próximo à garrafa antes de retirar a tampa de borracha para evitar que a água caia fora e coloque cuidadosamente o recipiente de plástico no chão, para que o filete caia no receptáculo. 3)Posicione o laser pointer no suporte, alinhe na direção do furo e faça incidir a luz emitida exatamente saída de água.
Conclusão:
O feixe emitido sofre duas refrações ( a primeira do ar para a parte da garrafa e a segunda da garrafa para a água), o feixe refratado na água é aquele que deverá incidir na saída da água, o suporte e o furo devem estar dimensionados levando em conta esses pequenos desvios. A luz vermelha do laser pointer será aprisionada pelo filete de água através do fenômeno da reflexão total. Esse fenômeno será observável num ambiente escuro. Assim, simula-se uma fibra ótica utilizada em comunicações, na medicina, etc.