S.I Câncer
O “Grupo Trupe da Alegria” gostaria de agradecer a todos que ajudaram na elaboração do projeto, em especial a professora Katiuscia Viezzer, e também a professora Rúbia Grifante, que não mediram esforços para que o projeto desde certo e alcançasse todos os objetivos propostos desde o principio. Também gostaríamos de agradecer em especial ao hospital Pompéia e ao INCAN, pela colaboração, empenho e dedicação, e a Liga Feminina de Combate ao Câncer pelo atendimento e pela cooperação.
Introdução O câncer, também conhecido como tumor maligno ou neoplasia, é uma doença que apresenta como característica principal o crescimento desordenado das células aberrantes de nosso organismo. O câncer ocorre quando as células de determinado órgão passam a crescer de forma desordenada e incontrolável. Como consequência da divisão e crescimento celular desordenados há formação de uma massa de tecidos, o nódulo ou tumor. Essas células apresentam outras características peculiares, como a capacidade de invasão de outras estruturas, de desprendimento e migração através da corrente sanguínea para outros lugares do organismo também capacidade de auto nutrição, tornando-se independentes. Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma.
As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Esses