Nenhum
PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA EM MULHERES: UMA REVISÃO DA LITERATURA
Trabalho de Conclusão de Curso elaborado como requisito final para obtenção do grau de Bacharel em Enfermagem, apresentado à Faculdade de Rondônia - FARO.
Orientador(a): Profª. Esp.
PORTO VELHO/RO
2014
SUMÁRIO
1 PROBLEMA
Qual é o papel do enfermeiro na prevenção do câncer de mama e de que forma a consulta de enfermagem pode contribuir para a prevenção do C.A MAMA?
2 HIPÓTESES
O enfermeiro tem fundamental importância na prevenção do câncer de mama, pois a enfermagem trabalha com a prevenção, então através do exame clínico da mama, na consulta de enfermagem o enfermeiro tem a possibilidade de identificar precocemente qualquer alteração mamária, possibilitando assim um diagnóstico mais eficaz e uma qualidade de vida melhor para as mulheres.
O exame físico, bem como uma anamnese bem feita, ainda é considerado a melhor maneira de se estabelecer os diagnósticos das doenças malignas. Devem ser realizada de maneira sistemática e rotineira em todas as mulheres que buscam assistência á saúde. Em relação ao exame clínico das mamas (ECM), é imperativa que o profissional de saúde (médico ou enfermeiro) realize a inspeção estática e dinâmica, a palpação e a expressão, a palpação axilar e da fossa supraclavicular, a dos gânglios cervicais e a da cadeia mamária interna.
Sendo assim o profissional da saúde (enfermeiro) têm a responsabilidade de promover o ensino da técnica correta para a realização do autoexame da mama, nas consultas de enfermagem e ginecológica e na realização de grupos educativos. O câncer de mama é passivo de cura se detectado e tratado precocemente, e cabe a enfermeiro estar realizando a consulta de enfermagem de maneira completa (CARVALHO; TONANI; BARBOSA, 2005).
3 REVISÃO DO TEMA
3.1 CÂNCER
De acordo com Oliveira et al. (2011) câncer é o nome dado a um conjunto de