S ntese do artigo
Nos últimos anos aconteceram mudanças nos cursos de graduação nas áreas da saúde tendo como imagem objetiva a reconstrução social da pratica profissional.
Portanto a saúde faz a aproximação de diversas áreas de conhecimento, além de promover a interação entre diversas profissões. Desta forma promove o surgimento e desenvolvimento de ações e habilidades interdisciplinares.
O Enfermeiro envolve o processo de cuidar, gerenciar e educar. Conforme as diretrizes da Lei de Diretrizes e Bases da Educação deve-se desenvolver uma atitude inovadora, afim de obter-se profissionais crítico-criativos, com responsabilidade ética e não apenas competidores.
Os profissionais de Enfermagem devem ter um caráter reflexivo e voluntário sendo por meio das quais não somente se fixam regras de conduta, mas procuram transformar, modificar, reconhecendo faltas das praticas de si e os limites á expressão criativa na forma de trabalho.
Como os avanços científicos e tecnológicos as atribuições dos Enfermeiros estão cada vez mais se expandido, causando assim dilemas e conflitos éticos que exigem conhecimentos para análise da situação. A ética apresenta-se mais voltada a prática, pois trabalha com a diversidade humana, sendo assim diversas culturas diferentes.
A bioética que é um novo ramo da ética. Seu conceito evolui cada vez mais, se referindo que ela não significa apenas uma moral do bem e do mal, mas sim a procura de um comportamento responsável. Em currículos escolares, as disciplinas estão mais voltadas para técnicas práticas, esquecendo-se da importância da ética como conhecimento no ramo profissional. O processo da ética e bioética vêm sendo ampliados e novas iniciativas são tomadas no seu conceito. Diferentes concepções sobre o assunto são abordadas em diferentes saberes. As formas de ensinar a ética/bioética ainda estão precária, mas deve-se tornar este conceito em