s ntese de prote na
Biologia Molecular – Prof. Pedrão
Síntese de Proteína
INTRODUÇÃO
Para que a célula funcione, é necessária, a realização de uma enorme quantidade de reações químicas que se processam no interior das células.
As enzimas, proteínas especiais, regulam a atividade celular controlando e catalisando essas reações químicas. Como todas as proteínas, as enzimas, são produzidas a partir da orientação dos ácidos nucléicos.
As proteínas são formadas por aminoácidos unidos em seqüência. A síntese das proteínas é fundamental para o crescimento, o desenvolvimento, e a manutenção celular.
Para a formação de uma proteína, seja ou não enzima, é preciso uma informação que irá ditar a seqüência em que os aminoácidos devem ser unidos. As informações estão inscritas na molécula do DNA.
Mas como se dá o mecanismo que a célula usa, a partir da informação contida no DNA, para produzir sem erro uma seqüência de aminoácidos que irá formar uma proteína?
As células possuem uma espécie de código que indica qual a seqüência a ser seguida durante a conversão de uma seqüência de nucleotídeos em uma seqüência de aminoácidos. A compreensão deste código, denominado código genético, é muito importante para esclarecer como se da à síntese das proteínas.
TRANSCRIÇÃO DO DNA
Em uma primeira etapa da síntese de proteína ocorre a transcrição da informação depositada no DNA para uma cópia feita a partir de ribonucleotídeo. A partir disso, obtém-se uma molécula alongada de RNA com a mesma seqüência de nucleotídeo observada no DNA, com exceção da base timina substituída pela uracila.
Esta cópia de DNA recebe o nome de RNA mensageiro, que carrega a informação para síntese de proteína, das moléculas de RNA transportador, RNA ribossomal, e de outras moléculas de RNA que têm funções estruturais e catalíticas.
SÍNTESE DA MOLÉCULA DO RNAm
As moléculas de RNA são sintetizadas por enzimas denominadas RNA polimerase, que fazem uma cópia de RNA a partir de uma