S Ndrome De Crouzon
Crouzon
É UMA DOENÇA RARA DE ORIGEM GENÉTICA, CARACTERIZADA POR
COMPROMETER O DESENVOLVIMENTO DO ESQUELETO CRÂNIO-FACIAL.
Síndrome de Crouzon o que é
A doença foi descrita pela primeira vez em 1921 pelo estudioso Octave Crouzon, daí o nome síndrome de Crouzon, que definiu a doença como uma tríade das deformidades cranianas, exoftalmia e alterações na face. A doença é de origem genética, entretanto, estudos demonstram que a mesma pode estar relacionada com a idade avançada paterna. Os portadores da síndrome apresentam uma testa larga com abaulamento na região frontal anterior, região occipital achatada, o maxilar possui um prognatismo, que é uma proeminência dos dentes em relação ao plano da face e má oclusão dentária.
Causas da
Síndrome de
Crouzon
As causas da síndrome de Crouzon são genéticas. A idade dos pais pode interferir e aumentar as chances do bebê nascer com esta síndrome, pois quanto mais velhos forem os pais, maiores são as chances de deformidades genéticas.
Acredita- se que a doença de Crouzon afecta 1 em cada 60.000 pessoas .
Tratamento para a Síndrome de
Crouzon
Não existe um tratamento específico que cure a síndrome de Crouzon. A criança pode ser submetida a diversas cirurgias no crânio a fim de:
Aumentar o espaço entre as suturas ósseas, para dar mais espaço para que o cérebro desenvolver-se o mais próximo do normal
Com o intuito de diminuir a hipertensão intracraniana
Para melhorar o aspecto facial
Além disso a criança deve fazer fisioterapia e terapia ocupacional por algum tempo. O objetivo da fisioterapia será melhorar a qualidade de vida da criança e levála a um desenvolvimento psicomotor o mais próximo do normal possível.
Psicoterapia e fonoaudiologia também são formas complementares de tratamento para a síndrome de
Crouzon.
A cirurgia plástica também é benéfica para melhorar o aspecto facial e a auto-estima do paciente.
Os principais sinais e sintomas da síndrome de Crouzon :
Superior