RESENHA DE SISTEM TICA
CLAUDIA ALVES DA COSTA
A ORIGEM DO CLOROPLASTO E A EVOLUÇÃO DOS EUCARIONTES FOTOSSINTETIZANTES
(CINTHIA IHA, 2012)
Resenha apresentada à disciplina de Sistemática de Criptógamas da Universidade de Mogi das Cruzes para fins de composição de nota.
Profª. Drª. Marília Cristina Duarte
Mogi das Cruzes
2014
Os organismos fotossintetizantes, mediante evidências fósseis, eram parecidos com as cianobactérias atuais. Então, é conclusivo que a fotossíntese oxigênica teve origem junto com esses organismos.
Com a fotossíntese, houve o acúmulo de oxigênio e, com isso, surgiram a respiração aeróbia, os organismos eucariontes e a camada de ozônio. Hoje, as cianobactérias são os únicos procariontes fotossintetizantes.
O surgimento dos organismos eucariontes fotossintetizantes é explicado com a teoria da endossimbiose, onde uma cianobactéria teria vivido dentro de uma célula eucarionte, que até então não era fotossintetizante. As células eucariontes passaram a ter a capacidade de gerar seu próprio alimento com luz e fixação de carbono, e as cianobactérias garantiram um local protegido. As cianobactérias evoluíram para cloroplastos e o desenvolvimento dos outros seres fotossintetizantes atuais se deu pela coevolução entre cianobactéria e célula hospedeira.
As algas e sua diversidade
Algas são organismos fotossintetizantes com clorofila A que não sejam plantas terrestres, ou seja, é um grupo que não possui um ancestral comum e fica descentralizada na árvore filogenética.
A origem dos eucariotos ocorreu apenas uma vez, mas há evidências que a origem dos eucariontes fotossintetizantes aconteceu diversas vezes.
O ancestral do grupo Archaeplastida foi o primeiro organismo a possuir a endossimbiose, a chamada endossimbiose primária, que ocorreu uma única vez. Esse grupo inclui Rhodophyta (algas vermelhas), Chloroplastida (algas verdes) e Glaucophyta, todos fotossintetizantes.
Rhizaria é dividido em cinco grupos, mas somente um,