S. martinho de tibães
História e Cultura das Artes
Índice
Introdução…………………………………………………………………3
Localização Geográfica……………………………………….………4
História do mosteiro…………………………………………………..5
Constituição do Mosteiro……………………………………………6
Fotos………………………………………………………………………...7/8
Plantas do Mosteiro……………………………………………....9/10/11/12
Cronologia………………………………………………………………..…13
Missão………………………………………………………………………..14
Introdução
O mosteiro foi fundado no século XI.
A partir do século XII foi mandado reedificar por Paio Guterres da Silva, e ocupado pela congregação Beneditina.
No século XVI, tornou-se a casa-mãe da Ordem para Portugal e Brasil.
A Ordem de São Bento ou Ordem Beneditina (em Latim: Ordo Sancti Benedicti, sigla O.S.B.) é uma ordem religiosa católica de clausura monástica que se baseia na observância dos preceitos destinados a regular a convivência comunitária. É considerada como a iniciadora do chamado movimento monacal.
Localização
O mosteiro de S. Martinho de Tibães, antiga Casa-Mãe da Congregação Beneditina Portuguesa, situa-se na região norte de Portugal, a 6 kms a noroeste de Braga.
História do mosteiro
Património afeto à Direção Regional da Cultura do Norte/Ministério da Cultura, está classificado, desde 1944 pelo decreto-lei nrº 33 587, como Imóvel de Interesse Público e protegido por uma Zona Especial de Proteção, fixada em Diário da República, I Série, Nrº 187 de 13-08-1994.
Fundado em finais do século X, inícios do XI, foi reconstruído no último terço do século XI, transformando-se, com o apoio real e a concessão de Cartas de Couto, num dos mais ricos e poderosos mosteiros do norte de Portugal. Com o Movimento da Reforma e o fim da crise religiosa dos séculos XIV a XVI, o Mosteiro de S. Martinho de Tibães assiste à fundação da
Congregação de S. Bento de Portugal e do Brasil, torna-se Casa Mãe de todos os mosteiros beneditinos e centro difusor de culturas e estéticas. A