Resenha O Corpo Fala
O livro fala da Linguagem Silenciosa da Comunicação não-verbal e foi escrito por Pierre Weil e Roland Tompakow.
O corpo fala, é um livro que ensina como analisar o comportamento humano através da leitura corporal, ou seja a partir da observação dos gestos humanos nas situações cotidianas.
O conteúdo que apesar de parecer difícil a primeira vista, é feito para leigos e os autores facilitam a compreensão do leitor colocando figuras exemplificando os relacionamentos humanos do dia a dia.
O livro ensina desde os princípios básicos de expressão humana, como um simples sorriso a expressões mais complexas, como a reação de um indivíduo apaixonado ao encontrar a sua amada
Para facilitar mais ainda o aprendizado, os autores utilizam uma antiga figura egípcia, a figura da esfinge com intuito de comparação com o homem. Em que essa esfinge é dividida em quatro partes, são elas o corpo de boi, o tórax de leão, as asas de águia e a cabeça de homem.
No contexto, o boi representa os instintos humano, o leão a parte emocional humana, e a águia a vida mental e intelectual do homem. E para o homem conseguir viver plenamente,(no caso a cabeça de homem), esse deve achar um equilíbrio entre esses animais.
O livro é cheio de exemplificações, possui exercícios e tem até mesmo pausa para o leitor descansar. E assim que o leitor começa a fazer os exercícios, já pode perceber realmente algumas formas que o corpo se comporta de acordo com cada situação, por exemplo, em uma conversa é possível analisar se a pessoa gosta do assunto, está indiferente ao assunto ou até mesmo se quer sair da conversa.
Com o decorrer do livro, o leitor vai ganhando prática nas análises dos sinais, porém isso não quer dizer que virará um “expert” em linguagem corporal, pois os autores mesmo confirmam que isso leva anos de prática.
Enfim, o corpo fala traz para o ser humano praticamente um “manual” de como interpretar os próprios gestos humanos e isso torna-se