Resenha do livro o Corpo Fala
O livro O Corpo Fala nos leva a uma viagem pelo corpo humano, viagem esta cujo contexto é a interpretação dos gestos provocados de forma intencional ou não pelo nosso corpo.
Segundo o autor nosso corpo emite o tempo todo sinais que podem ser interpretados. Esta interpretação tem por finalidade caracterizar um estado de espirito, emocional e até mesmo indicar se algo é verdadeiro ou não. Esta chamada linguagem corporal uma vez interpretada corretamente deve ser utilizada como complemento a linguagem verbal. Trocando em miúdos, quando a boca fala o corpo representa, ou seja, uma comunicação eficaz deve levar em harmonia ambas as linguagens, verbal e corporal.
Segundo a teoria do livro o corpo humano pode ser comparado a uma esfinge dividida em 3 partes, cujo autor nomeou como animais:
Boi – aborda o lado intuitivo do ser humano, como as praticas do dia a dia, dormir, comer, etc..
Leão – aborda o lado emocional do ser humano, sentimentos como amor, ódio, etc..
Aguia – aborda o lado mental e espiritual .
Estas 3 definições nos orientam numa analise pela linguagem corporal.
O Boi esta relacionado ao abdômen, o leão pelo tórax e a águia pela cabeça. Abdomen contraído, tórax bem postado, cabeça erguida são exemplos de sinais que nosso corpo emite ao estarmos nos comunicamos e que representam nosso “estado” naquele momento.
O rosto e as mãos são na minha opinião os maiores mensageiros destes sinais. O rosto revela a emoção, o contentamento ou a tristeza a mão revela o nervosismo, a insegurança.
Poderia aqui citar vários movimentos que aprendi com o livro mas destaco os principais:
1 - Braços cruzados: sinal de que vc esta fechado a novas opiniões, defende aquilo e não abre mão
2 – Pasta ou Bolsa no colo: auto proteção, não estar a vontade
3 - Morder a caneta ou mão no queixo significa que vc esta subconscientemente analisando aquela discussão
Por mais clara e assertiva que seja uma mensagem, sempre será subjetivo, pois o