Relação do texto’ Reflexões sobre o estudo da História da Psicologia’ e o vídeo ‘A origem das Linguagens’
Em aspectos gerais, o pensamento e a linguagem estão estreitamente ligados a seus usuários. Uma analise da geração dos humanos em seu progresso histórico da linguagem levaria a qualquer psicólogo a repensar seus estudos em relação ao comportamento humano.
De acordo com o vídeo ‘A origem das linguagens’ o ser humano começou a se manifestar com o social através de gestos e grunhidos, e isso jamais existiria sem os pensamentos abstratos. Há uma teoria que a intensidade dos gestos consolidou a linguagem. Um importante fator na historia também foi o cérebro que obteve uma mudança de tamanho ao longo da evolução humana.
Em questão ao cérebro, são ativadas áreas para que o ser humano possa ouvir, falar e interpretar. Em um estudo de psicólogos, sobre a origem da linguagem, foi observada a comunicação entre chimpanzés com a pata direita, assim ativando o hemisfério esquerdo do cérebro igual nos humanos. Outro tema estudado são os movimentos musculares que a pessoa executa, quando pensa, demonstram de forma clara as relações entre o pensamento e a fala. O texto ’ Reflexões sobre o estudo da História da psicologia’ enfatiza a idéia de que ‘o homem não se limita a sua condição biológica já que travam relações sociais, fazem historia e transmitem experiências a outras gerações através da linguagem. É através da historia que o homem desenvolve os pensamentos’. Ou seja, a necessidade do desenvolvimento pela sobrevivência faz com que ser humano cria pensamentos abstratos e manifeste-se através de gestos e linguagens.
Portanto forçados pela necessidade de se comunicar e pensar, o ser humano evolui seu cérebro conforme o conhecimento adquirido, o homem começa a observar o nascimento, a morte, a natureza, entre outros, transformando-se em um ser consciente e social. ‘A linguagem e o pensamento estão completamente ligados a formação de redes sociais’. Pensando nos dias