PLANO DE TRABALHO PARA SUPERVISÃO
CURSO DE PEDAGOGIA 2011
O Supervisor escolar diante de um trabalho que tem uma rede de relacionamentos que deve ser bem estruturada e sem intimidades.
Em seu cotidiano escolar o Supervisor tem algumas tarefas a serem desenvolvidas: planejar, coordenar, construir e elaborar projeto educacional, acompanhar o seu desenvolvimento e necessárias reconstruções; avaliar, analisar e julgar as práticas educacionais em desenvolvimento com base em uma construção coletiva de padrões que se alicercem em três princípios/posturas intimamente relacionados: a crítica institucional e a criação coletiva, a avaliação democrática e a investigação participante e contínua; coordenar para que sejam desenvolvidas novas políticas mais comprometidas com a realidade educacional; interagir com alunos, professores, pais de alunos e todos os outros profissionais visando interação e avaliação do trabalho para melhoria do mesmo.
Para desenvolver este trabalho apresento abaixo um relato real, que aborda o tema proposto:
→O que seria o bullying: discriminar alunos com apelidos, xingamentos, “aplicação de gelo”, risos, piadas e outras formas do gênero.
Escola particular, turma do 9º ano, os alunos foram para sala de aula.
Na sala, foram formados grupos com as crianças para a realização de uma atividade de história. Em um dos grupos havia uma aluna portadora de “Déficit de Atenção”. No decorrer da atividade essa aluna fez um comentário fora do assunto abordado na aula. Como resposta um dos colegas lhe disse:
─ Por que você não sai da escola? Você é doente e não precisa estudar!
A aluna continuou no grupo sem dizer coisa alguma. O dia transcorreu aparentemente normal, mas a noite a menina disse à mãe:
─ Mãe, não vou mais estudar.
─ Como assim? Perguntou a mãe preocupada.
─ Eu não preciso estudar!
─ Quem te disse isso?
─ Um menino do meu grupo, na escola.
Naquela noite, a menina chorou muito, dormiu mal e teve febre.
Diante dessa