P S Organica Biodiesel
Curso TÉNICO EM química
PÓS-LABORATÓRIO: produção de biodiesel
luiza beatrice kluge
Jaraguá do Sul – SC
2014
Questão 1 - Qual o objetivo de remover a umidade do produto final?
Quando falamos de remover a umidade do produto final (biodiesel), o mesmo refere-se a “purificação” do produto, ou seja, remover resíduos das reações, pois de acordo com a ANP 07/2008 o biodiesel deve ser límpido e isento de impurezas. Quando a produção do biodiesel chega a ultima etapa, o mesmo ainda está misturado com metanol e água, sendo assim, os três são submetidos a um aquecimento, para a evaporação dos compostos indesejáveis, ou seja, aqueles que não fazem parte do produto final. Como os pontos de ebulição destes compostos se diferenciam e a temperatura a qual foram submetidos é de 150 – 180ºC, apenas o metanol e a água evaporam.
Se a água fosse mantida junto ao biodiesel haveria possibilidade de formação de ácidos graxos livres por hidrólise do biodiesel, haveria a proliferação de micro-organismos, corrosão em tanques de estocagem, formação de sabão que pode consumir o catalisador aumento no índice de acidez, que modificaria totalmente sua composição, qualidade e eficiência no processo. Questão 2 – Discuta a importância do desenvolvimento de tecnologias para a produção de biodiesel atualmente em um texto breve de 20 linhas. O desenvolvimento de tecnologias no processo de fabricação do biodiesel é extremamente importante nos dias atuais, pois a produção de biocombustíveis é uma alternativa técnica capaz de minimizar problemas como os impactos gerados pela produção de combustíveis derivados do petróleo, que é a principal causa do aumento da concentração de gases no efeito estufa.
Mesmo que o biodiesel seja um subproduto do óleo de soja, o que é um grande avanço, no decorrer do processo ainda há formação de outros compostos que são altamente prejudiciais. Um exemplo de subproduto formado na