p'+'p'+pp+l+l,.mkwa qtui5490thaewotngdzrsnef wa<kljtg<anwtga<w

1727 palavras 7 páginas
A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA
Pequena introdução à Gravidez na adolescência
A gravidez na adolescência tem sérias implicações biológicas, familiares, emocionais e económicas, além das jurídico-sociais, que atingem o indivíduo isoladamente e a sociedade como um todo, limitando ou mesmo adiando as possibilidades de desenvolvimento destas jovens na sociedade. Devido às repercussões sobre a mãe e sobre o bebé, este conceito, é considerado uma gestação de alto risco pela Organização Mundial da Saúde (OMS), porém, atualmente postula-se que o risco seja mais social do que biológico.
A atividade sexual na adolescência vem-se iniciando cada vez mais precocemente, com consequências indesejáveis imediatas, como o aumento da frequência de doenças sexualmente transmissíveis (DST); e gravidez, muitas vezes também indesejável e que por isso, pode terminar em aborto. Quando a atividade sexual tem como resultante a gravidez, gera consequências tardias e a longo prazo, tanto para a adolescente como para o recém-nascido.
A adolescente poderá apresentar problemas de crescimento e desenvolvimento, emocionais e comportamentais, para além de complicações durante a gravidez e problemas de parto. Há inclusive quem considere a gravidez na adolescência como uma "complicação da atividade sexual".

hye 4y45w6b365b

Causas da Gravidez Precoce

As causas mais prováveis para a gravidez em adolescentes são:
- Actividade sexual precoce;
- Falta de comunicação em casa;
- Estrutura familiar;
- Questões psicológicas;
- Maior exposição à banalização sexual;
- Influência de amigos e conteúdos mediáticos;
- Falta de informação a respeito dos métodos contraceptivos;
- Inconsequência e violência sexual, etc..
Segundo pesquisas, a actividade sexual precoce entre os adolescentes está relacionada ao contexto familiar, em que os próprios pais possuem históricos semelhantes. A ausência do conservadorismo, a independência desmedida, a falta de cumplicidade e a

Relacionados